têxteis lar, pousio & lx lapa, lisboa, fevereiro 2022



Veneza, 12-02-2022


Queridos/as _________________,


@veniceinabottle
é sobre comunicar, conectar, ligar.

No passado, uma mensagem numa garrafa fazia exatamente o que uma plataforma de redes sociais como o Instagram faz hoje em dia: alguém sozinho numa ilha deserta deixa uma mensagem que flutua no oceano, um espaço imenso, uma mensagem para todos e para ninguém. Em @veniceinabottle eu sou o remetente, vocês são os destinatários da mensagem - a água, o ar, a terra, elementos vitais e comuns a todos os seres humanos. Uma mensagem comunica, conecta e liga. Uma mensagem – uma carta, um e-mail, um texto, um post nas redes sociais, uma vídeo-chamada zoom, um vídeo enviado no whatsapp – é a agulha entre dois lugares__duas pessoas. Há sempre dois lados de uma mensagem e um canal criado pela sua trajetória.

Se pudéssemos ver todas as linhas invisíveis traçadas por todos os tipos de mensagens enviadas à volta do mundo, em cada milésimo de segundo, veríamos essas linhas espelhadas na água. A água reflete e conecta tudo. A água preenche o espaço que antes estava cheio de vazio: a água conecta os continentes, a água conecta as pessoas, a água atravessa fronteiras.

@veniceinabottle
surgiu na impossibilidade de me deslocar e enviar as minhas obras para uma exposição em Portugal. Vivo e trabalho em Veneza e, em Maio de 2021, fui convidada para expor o meu trabalho em Lisboa mas devido à Pandemia do COVID-19 não era possível a minha deslocação, nem o envio de obras. Foi então que decidi ligar os dois lugares que mais me são queridos, as minhas duas casas: Lisboa e Veneza. @veniceinabottle permite-me fazê-lo e já vai no terceiro capítulo, apresentado no espaço Lx Lapa, em parceria com a associação Pousio - Arte e Cultura.


@veniceinabottle
é uma obra em constante mutação e desenvolvimento, um puzzle infinito sempre com peças a acrescentar.

A presente obra começou com o capítulo I, onde a garrafa cheia de água dos canais de Veneza viajou de Veneza para Lisboa em Maio de 2021. Durante a exposição foi enviado um vídeo diferente com a ÁGUA como sujeito, postado no Instagram e reproduzido todos os dias, durante 32 dias. No capítulo II de @veniceinabottle, apresentado na Scuola dei Lanieri (Veneza) pela Galeria de Arte Garance & Marion, em Outubro de 2021, o céu de Veneza entrou no espaço expositivo e durante 10 dias de exposição um vídeo diferente com o CÉU como elemento, foi reproduzido e consequentemente postado na rede social instagram. Neste capítulo III, apresentado no Lx Lapa, o canal escolhido é o solo que pisamos todos os dias. Do dia 12 de Fevereiro de 2022 até dia 15 de Março de 2022, um vídeo do SOLO por mim pisado em Veneza será postado e reproduzido no instagram que se tornou uma ferramente fundamental da obra. O solo que eu piso quotidianamente em Veneza vai dialogar com o solo que pisam vocês em Lisboa e pontes vão ser construídas… metaforicamente.

Um canal é um método ou um sistema de comunicação ou distribuição: um canal é uma ponte que liga dois lados de um rio; um canal é uma coluna que liga o chão e o teto; um canal é uma janela que conecta dentro e fora; um canal é um ecrã de computador com pessoas fisicamente distantes; um canal é uma obra de arte com algo para contar.

Um novo capítulo: um novo canal. @veniceinabottle é uma video-instalação que contém uma garrafa para cada capítulo: I_água; II_céu; III_solo. A mensagem dentro da garrafa é simultanea e metaforicamente o meio de comunicação e a própria mensagem. Inspirada no conceito de mensagem na garrafa, um meio de comunicação sem um destinatário específico (como o instagram), as garrafas expostas simbolizam a viagem no oceano e a linha invisível que liga dois lugares e tantas pessoas - Veneza e Lisboa. Eu e vós. Nós.

Na exposição no Lx Lapa, as garrafas expostas são as agulhas de uma colcha de retalhos que cresce a cada dia. Como uma tapeçaria infinita de cor e movimento, esses vídeos são costurados com fios invisíveis que não são fios de algodão ou lã: são relações, visões e experiências.

Contra as expectativas de uma época marcada pela comunicação digital, imediata e privada da autenticidade da escrita à mão, @veniceinabottle traz para a minha prática artística um novo meio de trabalhar temas que me são muito queridos e que tenho vindo a desenvolver ao longo do meu percurso artístico: a troca, o trajecto, o círculo e a pluralidade. Como um rebanho de vídeos, lugares e pessoas, @veniceinabottle discute ideias de continuidade, comunicação e comunidade.


Um abraço, 

Madalena   
madalenacorreamendes.com
instagram: @veniceinabottle


  ︎ @veniceinabottle





madalena corrêa mendes © 2021